ReBlog

Pages

domingo, 27 de junho de 2010

Previna-se contra spams na Copa do Mundo


Copa do Mundo na África do Sul com vitórias da seleção brasileira. O cenário é perfeito para criminosos virtuais, especializados em distribuir links e e-mails maliciosos pela rede. De acordo com a empresa de segurança Symantec, desde o início dos jogos, mais de 45 tipos de mensagens perigosas foram detectadas.


As ameaças são vírus especialmente criados para atingir empresas brasileiras de vários seguimentos. O principal objetivo é capturar informações pessoais e das próprias companhias. Em seguida, fazer uso dos dados, seja comercializando-os ou realizando, por exemplo, compras na internet. As vítimas do crime, é claro, é que terão que arcar com as despesas.

Uma das ameaças traz os logotipos de empresas patrocinadoras da Copa, uma forma de atrair a atenção do usuário da web e fazê-lo abrir a página. Em alguns casos, arquivos no formato PDF são anexados e, quando abertos, contaminam o PC, que passa a abrigar o programa criminoso.

De acordo com a Symantec, o número de spams relacionados ao assunto cresceu 27% em todo o mundo desde o começo do ano. “A primeira vez em que observamos malwares relacionados à Fifa foi em 2005, quando a África do Sul foi anunciada como país-sede da Copa do Mundo de 2010. No entanto, o volume de mensagens nos últimos meses cresceu significativamente”, afirma Paulo Vendramini, diretor de engenharia de sistemas da empresa para a América Latina.

O consultor de marcas Gabriel Rossi dá sete dicas para que os usuários da internet fiquem atentos e fujam das armadilhas:

1- Nunca responda spams: na maioria das vezes, eles mentem quando prometem retirar o nome do usuário da lista de mensagens caso ele responda o e-mail. O que os remetentes de fato desejam é confirmar se o e-mail do destinatário está ativo

2- Não anuncie seu e-mail: não faça propaganda de seu endereço pessoal em sites de busca, listas de contato, redes sociais ou páginas da web. Eles podem ser usados para gerar receita para os criminosos

3- Use um filtro de spam: embora ainda não funcionem perfeitamente, softwares anti-spam podem ajudar a manter o spam a nível administrável. Verifique com o seu provedor qual é a política de uso a respeito

4- Ignore as correntes de e-mail: nunca encaminhe mensagens sobre doações ou pessoas em situações difíceis. Essas ações, que chegam a usar fotos de crianças, são geralmente falsas e ajudam divulgar seu e-mail

5- Verifique políticas de privacidade: analise cuidadosamente se é conveniente fornecer seu endereço de e-mail ou qualquer outra informação confidencial para uma empresa. Ela pode utilizar a informação para poluir sua caixa postal eletrônica

6- Não informe e-mails de familiares para marcas não confiáveis: companhias sérias, que respeitam o consumidor, usam a internet para construir relacionamentos e transmitir seus atributos da melhor forma possível – e não para bombardear o público com mensagens irrelevantes

7- Cuidado com formulários: ao preencher formulários na web, observe com cuidado para as opções de privacidade que, por padrão, podem autorizar a empresa a enviar boletins informativos ou repassar seu e-email a terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário