ReBlog

Pages

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cientistas descobrem fóssil de baleia com dentes colossais

Pesquisadores descobriram no Peru um fóssil de cachalote gigante, que viveu há 12 milhões de anos e foi chamado de Leviathan Melvillei, em homenagem a Herman Melville, autor de "Moby Dick", revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

Segundo Olivier Lambert, do Museu Nacional de História Natural de Paris e principal autor do estudo, este é "o maior cachalote fóssil já encontrado, com dentes colossais", de até 36 cm de comprimento, "10 cm a mais que os dentes dos maiores cachalotes atuais".

O fóssil do "Leviatã" foi descoberto em novembro de 2008, no deserto costeiro da região de Ica, no sul do Peru, por uma equipe de paleontólogos de museus de história natural de Rotterdã, Paris, Pisa, Lima e Bruxelas.

Até o momento, apenas dentes isolados deste tipo de cachalote tinham sido encontrados, especialmente no Chile.

Segundo Olivier Lambert, desta vez foi achada uma "mandíbula inferior, boa parte do crânio e dentes", mas nada do esqueleto além do crânio, o que obriga os cientistas a estimar o comprimento do cachalote.

Com um crânio de três metros, o comprimento do "Leviatã" é estimado em entre 13,5 metros e 17,5 metros, "mais ou menos o tamanho de um grande cachalote atual", destaca Lambert.

Este superpredador marinho de 12 milhões de anos e que comia baleias menores tinha um concorrente: "um tubarão gigantesco, muito maior que o atual tubarão branco, com comprimento de 12 a 15 metros", explica o cientista.

Leviatã e outros grandes cachalotes que utilizavam seus dentes para agarrar as presas desapareceram há milhões de anos, mas os cachalotes caçadores de lulas sobreviveram até hoje, como o grande cachalote (Physeter).

Música muda batimento cardíaco em pacientes em estado vegetativo

Música clássica é capaz de mudar a taxa de batimentos cardíacos tanto em pessoas saudáveis quanto em pacientes em estado vegetativo, sugerindo que ela pode afetar os sistemas neurais da emoção mesmo quando o pensamento consciente está ausente.

Francesco Riganello e sua equipe, do Instituto Santa Anna, em Crotone, Itália, tocaram quatro músicas clássicas para 16 voluntários saudáveis enquanto mediam seus batimentos cardíacos. A equipe repetiu o experimento com 9 pacientes em estado vegetativo. Os pesquisadores também pediram aos voluntários saudáveis para descrever as emoções que sentiam enquanto escutavam as músicas.

As peças, de três minutos cada uma e de diferentes compositores, foram escolhidas devido a seus diferentes ritmos, fator que produz emoções tanto positivas e quanto negativas.

Riganello descobriu que a música afetou a taxa de batimentos cardíacos da mesma forma nos dois grupos. Músicas consideradas "positivas" pelos voluntários saudáveis, como o minueto do quinteto de cordas em Mi Maior, de Boccherini, diminuíram a taxa de batimentos cardíacos, enquanto músicas "negativas", como a sexta sinfonia de Tchaikovsky, aumentaram os batimentos.

Uma pessoa está em estado vegetativo quando não apresenta nenhuma resposta comportamental visível a estímulos externos. "Em geral, acredita-se que pacientes vegetativos estão isolados do mundo externo, mas essa ideia pode estar incorreta", diz Riganello.

Padrões cardíacos observados em pessoas saudáveis ao escutar a música de Boccherini em estudos anteriores indicam que os pacientes ficavam mais relaxados. Riganello sugere que algo semelhante poderia estar acontecendo em pacientes em estado vegetativo.

Ele acredita que a reação se origina em regiões inferiores do cérebro, como os sistemas límbico e paralímbico, que controlam emoções e respostas autônomas e podem permanecer ativos mesmo depois de lesões cerebrais extensas.

Segundo Ashley Craig, um neurocientista da Universidade de Sidney, na Austrália, o estudo é interessante, mas não mostra que pacientes em estado vegetativo sentem emoções como pessoas saudáveis. Embora as funções automáticas do cérebro estejam funcionando, isso é diferente dos processos cognitivos de alto nível necessários para a experiência consciente de emoções, afirmou.

O estudo foi publicado no periódico "Clinical Neurophysiology".

Danilo Gentili se envolve em tumulto em Analândia

Após ser agredido por guardas municipais em São Bernardo, no dia 22 de junho, Danilo Gentili se envolveu em uma nova confusão durante a gravação do quadro "Proteste Já", do "CQC", da Band. Ontem, acompanhado de manifestantes, ele foi à Prefeitura de Analândia (interior paulista) protestar contra o prefeito Luizinho Garbuio e seu primo, o ex-prefeito e atual chefe de gabinete, Beto Perin, acusados de corrupção. Vestido de boneco, Gentili teria sido agredido pela PM durante a ação. Segundo Perin, o humorista e os manifestantes foram recebidos com "naturalidade", mas perderam o controle ao descobrirem que o prefeito estava viajando. Para contê-los, ainda de acordo com Perin, foi necessário reforço policial do município vizinho, Rio Claro. "A polícia empurrou o Danilo Gentili. Ele queria me agredir", disse. À noite, Danilo Gentili e representantes da prefeitura deram entrada em boletins de ocorrência. Procurados, Danilo Gentili e Band não se manifestaram até o término desta edição.

Programa solo de Marco Luque estreia neste mês na Band


O programa "O Formigueiro", que terá Marco Luque no comando, estreia ainda neste mês na Band.

A data deve ser definida até o começo da próxima semana, mas a assessoria de imprensa da emissora diz que deve ficar para depois da Copa, que termina no dia 11.

Já na Wikipedia, a data de estreia aparece marcada para o dia 8 de julho.

O programa é um "talk show" que mistura entrevistas, humor e ciência.

No original, exibido na Espanha, o apresentador Pablo Motos contracena com duas marionetes de formigas, Trancas e Barrancas.

Lá, já foram convidados do programa nomes como Will Smith, Miley Cyrus, Hugh Jackman, Mel Gibson e Shakira.

O programa também tem versões nas TVs de Portugal e do Chile.

Luque, que apresenta o "CQC" ao lado de Marcelo Tas e Rafinha Bastos, gravou um piloto do programa no começo deste ano na Espanha.

Herchcovitch nega que seu casaco deu azar a Dunga na seleção; veja frases do Twitter

"Não quero ninguém falando do meu casaco! Não tenho nada com isso... eu só desenhei..."

(Alexandre Herchcovitch, estilista, rebatendo possível "azar" do casaco de Dunga no jogo em que Brasil perdeu - 2 de julho)

Perfil: aherchcovitch

"Felipe mello nao deve passar as ferias no brasil..."

(Ronaldo Fenômeno, atacante do Corinthians, durante o jogo entre Brasil e Holanda - 2 de julho)

Perfil: ClaroRonaldo

"Agora e capitalização, pré sal, novos contratos de partilha e futuro melhor."

(José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, após derrota do Brasil para Holanda - 2 de julho)

Perfil: jsgabrielli

"Caso o Sr. @EikeBatista não saiba,tem milhares d desabrigados em Alagoas,como à pouco tempo tivemos em Niterói. não seria + bonito ajudar o seu povo?A Madonna é minha ídola,mas é bem capaz d bancar suas próprias ações socias não acha?"

(Nana Gouvêa, modelo, sobre empresário que anunciou contrato com fundação da cantora Madonna - 30 de junho)

Perfil: NanaGouvea

@NanaGouvea Nem um centavo e para a Madonna! A fundacao no Brasil e para investir em criancas brasileiras!!vamos monitorar os investimentos!"

(Eike Batista, empresário, em resposta a Nana Gouvêa - 30 de junho)

Perfil: eikebatista

"Se vc acordasse com a petralhada te enchendo o saco tb ficaria sensível... Desculpe aí se interpretei errado."

(Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor, irritado com notícia falsa de que PSDB teria pedido a censura de música da banda que diz "mulher pra presidente", em resposta a tuiteiro - 30 de junho)

Perfil: Roxmo

"Crepúsculo é como futebol. Eles correm em todas as direções por duas horas, ninguém marca, e seus bilhões de fãs insistem que só você não entende."

(Brett Erlich, produtor de TV norte-americano, em alusão ao filme de vampiros - 29 de junho)

Perfil: bretterlich


"Fã é alguém que te pede o nome num pedaço de papel. Amigos twitteiros são mais engraçados."

(Miguel Falabella, ator e dramaturgo - 30 de junho)

Perfil: FalabellaReal


"Essa inundação de tweets foi pra comemorar minha recuperação física durante o período de afastamento do twitter. Mas todo dia assim não dá."

(William Bonner, apresentador, de volta ao Twitter por um tempo - 29 de junho)

Perfil: realwbonner

Apple promete sanar problema de antena do iPhone 4

A Apple afirmou que seus iPhones exageram a força do sinal da rede sem fio e prometeu corrigir a falha nas próximas semanas.

Usuários vinham reclamando sobre o design da antena do telefone.

A empresa pediu desculpas aos consumidores em uma carta aberta na sexta-feira e disse que estava "chocada ao descobrir que a fórmula" que ela usa para calcular o sinal da força da rede "é totalmente errada" e que o erro existia desde o primeiro iPhone.

A Apple, que vende o iPhone desde 2007, disse que vai atualizar seu software nas próximas semanas por meio de uma fórmula recomendada pela AT&T Inc, operadora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos.

A companhia disse que quando os usuários foram percebendo uma queda drástica no número de barras de força do sinal no visor do seu telefone foi provavelmente devido à fraca cobertura da rede nessa área.

"É mais provável que os usuários observem uma queda quando pegam o iPhone de uma certa forma em uma área com sinal muito fraco, mas não sei porque estamos erroneamente exibindo 4 ou 5 barras [de sinal]", afirma a carta.

Na semana passada, um cliente da Apple enviou um e-mail para o executivo-chefe da empresa, Steve Jobs, perguntando se haverá alguma solução.

"Simplesmente evite segurá-lo desse jeito", escreveu Jobs, que tem respondido a vários e-mails de fãs da marca nos últimos meses.

Jobs escreveu a outro cliente da Apple por e-mail que "segurar qualquer telefone móvel vai resultar em alguma redução da performance da antena" e recomendou evitar "segurar [o iPhone 4] no canto inferior esquerdo de forma que se cubram ambos os lados da faixa preta no aro metálico" ou "simplesmente usar uma das várias capas protetoras disponíveis".

Utilizar trecho de filmes"teaser" da internet é proibido

Utilizar trechos de filmes, como fez o roteirista Pablo Peixoto com seu "Dunga em um Dia de Fúria", é proibido, segundo a advogada Taís Gasparian, especializada na área de direitos autorais.

"A lei diz que é necessário autorização para se modificar uma obra. Mas é evidente que se trata de uma brincadeira e na internet todo mundo faz isso. Não tenho visto repressão contra quem faz essas paródias, mas isso não significa que seja permitido."

Muito diferente é o que fazem sites que disponibilizam cópias ilegais de filmes para serem assistidos ou baixados.

Nesse caso, há repressão. Ontem, o governo norte-americano fechou nove sites do tipo, incluindo TVShack, PirateCity, PlanetMoviez, NinjaVideo e NinjaThis.

HP finaliza aquisição da Palm e confirma uso do webOS

A Hewlett-Packard finalizou hoje a aquisição da Palm, que foi anunciada ao mercado em abril de 2010. E a HP aproveitou a oportunidade para confirmar que planeja usar o sistema webOS, criado pela empresa adquirida, em netbooks, smartphones e tablets.

"A Palm será responsável pelo desenvolvimento do software WebOS e de produtos de hardware com base no WebOS, que incluem desde um mapa robusto de evolução de smartphones até netbooks e PCs no formato prancheta", informou a HP em nota oficial.

A companhia chegou a exibir um tablet chamado Slate, rodando Windows 7, em janeiro deste ano, durante a CES (Consumer Electronics Show), que aconteceu em Las Vegas. Mas a decisão foi revista e o Slate deve mesmo usar o webOS.

Comprada por US$ 1,2 bilhão, a Palm funcionará como uma unidade de negócios da HP, cuja a função será competir no mercado de aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

A Palm deu sinais de que não estava financeiramente bem em fevereiro, quando iniciou-se a busca por um comprador. Pioneira no mercado de computadores ultraportáteis, com seus aparelhos Palm Pilot, e em smartphones, com a linha Treo, logo perdeu espaço para os concorrentes Apple e RIM, apesar do sistema webOS ter recebido boas críticas.

Humoristas que fazem sucesso na web são reproduzidos na TV sem autorização

Mederijohn Corumbá (não é nome artístico), Tiago Cadore e Patrícia dos Reis são três pós-adolescentes de Balneário Camboriú que resolveram fazer vídeos de humor no seu enorme tempo livre. Desde 2007 colocaram no YouTube 85 vídeos com sua marca, a Galo Frito. Agora começam a colher os frutos.

Utilizar trecho de filmes da internet é proibido

"Neste mês, estamos tirando algo em torno de US$ 8.000", diz Corumbá. Toda vez que alguém clica em uma propaganda veiculada ao lado de um vídeo do Galo Frito, eles acumulam alguns centavos. "Algumas propagandas rendem 10 centavos de dólar. Outras, 30 ou 50 centavos. Algumas pagam um dólar por clique", diz o rapaz.

Para ganhar dinheiro assim não basta produzir um vídeo original. O YouTube precisa reconhecer você ou seu grupo como um fornecedor de conteúdo. "O processo leva meses, geralmente. Mas eu tive sorte. Me aprovaram em um dia", diz Corumbá.

Repercussão

Fernando Motolese reclama que foi seu vídeo em inglês "Save Galvao Birds", que brincava com a fama de papagaio de Galvão Bueno, que fez o locutor comentar o assunto ao vivo na Globo (e dizer que tinha adorado a brincadeira).

"O 'Pânico' reproduziu os comentários de Galvão, mas disse que eram uma resposta à faixa 'Cala a boca, Galvão' que eles levaram a um jogo da Copa. Estão roubando minha repercussão", reclama Motolese, cujo vídeo foi comentado até no "New York Times". Ninguém do programa ou da Rede TV! respondeu à Folha sobre o assunto.

Por fim, Pablo Peixoto e seu "Dunga em um Dia de Fúria" (1,2 milhão de exibições) também chegaram lá. "O vídeo foi exibido na íntegra pela Rede TV!, mas eles me pediram autorização e deram créditos. Trechos foram exibidos no 'Leitura Dinâmica' (Rede TV!) e no 'Fala que Eu Te Escuto', da Record. O primeiro com pedido, o segundo não..."

O maior responsável pelo dinheiro do Galo Frito é uma paródia do cantor adolescente Justin Bieber, que ganhou ali a alcunha de Justin Biba. Foi vista 4 milhões de vezes em dois meses e dobrou o acesso aos vídeos do grupo.

O sucesso também rende chateações. Há alguns dias, o programa "Legendários", da Record, colocou no ar um vídeo de 10 segundos do Galo Frito, mas apagou o logotipo do grupo. "Vou processar", estrilou Corumbá.

A Record recuou: "O 'Legendários' usa imagens produzidas, ou de arquivo e ainda, em alguns casos, vídeos disponíveis na internet, como é usual em várias produções. Caso haja algum tipo de uso indevido, o programa e a Record estão dispostos a negociar uma solução", afirmou Celso Teixeira, gerente de comunicação da rede.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Windows 8: loja de aplicativos e reconhecimento facial?


lgumas vezes, as empresas de tecnologia “vazam”, como se diz no jargão jornalístico, informações sobre seus projetos. Antes do lançamento do iPhone 4, por exemplo, um funcionário da Apple “esqueceu” um protótipo do aparelho em um bar. Dias depois, outro dispositivo “apareceu” na Coreia do Sul. O mais novo vazamento pode ter sido patrocinado pela Microsoft.

Documentos descrevendo prováveis recursos do Windows 8 começaram a aparecer na rede, indicando os rumos da futura versão do sistema operacional mais usado do mundo. Entre os destaques, está a criação de uma loja de aplicativos similar à da Apple, com aplicativos para computadores e smartphones. Sem inovação, apenas tendência.

Reconhecimento facial também está no pacote. Com ele, o programa será capaz de identificar o usuário a partir de uma webcam e franquear ou não acesso à máquina.

O mais interessante para o usuário final é a afirmação de que a equipe de desenvolvimento vai trabalhar no desempenho geral do sistema. Significa que as máquinas vão demorar menos para ligar e desligar, além de ter mais estabilidade durante o uso.

O que mais a Microsoft teria na manga:

- compatibilidade com monitores 3D
- conectividade sem fio com TVs
- compatibilidade com Bluetooth 3.0
- adequação da luminosidade no monitor ao ambiente
- recuperação do sistema sem danos a programas

Se tudo se confirmar, a impressão é de que a Microsoft está se adaptando ao mercado antes de dar um salto. Oficialmente, a empresa declarou que está trabalhando em uma resposta para o vazamento de informações.

Como colocar senha em sua rede sem fio


Você sabia que sua rede sem fio doméstica pode estar sendo usada por todos os seus vizinhos? Muita gente não faz idéia disso e deixa o sinal de internet disponível a toda a vizinhança. Um procedimento bem simples pode acabar com isso: basta configurar uma senha para o roteador. O aparelho é responsável pela distribuição do sinal entre computadores, celulares e até tablets – se você conseguir colocar a mão em um.


Mas, afinal, quais são as consequências de manter a rede aberta? A primeira, e mais impactante, é que a sua velocidade de navegação e transferência de arquivos cai. O que significa que você estará pagando pela diversão alheia. Em segundo lugar está a questão de privacidade: se o seu roteador está aberto, sua rede interna está disponível para os curiosos – que poderão ver quantas máquinas estão conectadas e todas as pastas, arquivos e impressoras compartilhadas.

Motivos suficientes para verificar sua senha? Então, ao trabalho!

Brasil entra na rota das gigantes de games


Enfim, o Brasil está entrando no mercado de games global. O país, que até então era excluído do mapa das principais empresas do setor, recebe oficialmente nesta quarta-feira uma das gigantes do entretenimento: a americana Blizzard - provavelmente a desenvolvedora de jogos mais lucrativa do mundo. A empresa - criadora do título World of Warcraft, que conta com 12 milhões de assinantes e faturou 1,3 bilhão de dólares em 2009 - se estabelece no mercado nacional com um de seus principais títulos: StarCraft II: Wings of Liberty. O item chega às lojas de todo o mundo no dia 27 de julho e ganhará versão totalmente traduzida para o português. No segundo semestre será a vez da Sony iniciar suas operações de jogos em solo brasileiro.

A chegada de Blizzard e Sony beneficiará os jogadores brasileiros ao menos de duas maneiras. Além de ganhar acesso simultâneo aos lançamentos mundiais, os aficionados terão a facilidade de, enfim, encontrar títulos em língua portuguesa. Uma eventual redução de preços ainda não está confirmada.

O ataque das gigantes do setor não é gratuito. Ele acompanha o bom momento da economia nacional. “O Brasil foi muito bem economicamente nos últimos anos, especialmente para a Microsoft. O país foi superior aos outros escritórios da empresa no mundo e os bons resultados da multinacional fizeram com que outras companhias passassem a ver o Brasil com otimismo”, diz Guilherme Camargo, gerente de Xbox 360 para Microsoft - empresa que está no país desde 2006.

A própria Microsoft não fica atrás e se prepara para colocar na rua o Xbox 360 Slim, a rede on-line Xbox Live e o sensor de movimento Kinect. “O console está aguardando a certificação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), enquanto alguns jogos da Live estão esperando a classificação etária do Ministério da Justiça", explica. O Kinect, que não depende desses processos, deve chegar ao Brasil uma semana depois do lançamento mundial, no dia 4 de novembro.

Além dos ventos favoráveis na economia, o apreço dos brasileiros pelos games é outro motivo a cativar as empresas estrangeiras, segundo avaliação da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). “A chegada dessas grandes empresas era uma questão de tempo. Elas estavam esperando o momento certo de investir no país, com base em uma comunidade forte de jogadores”, afirma Winston Petty, presidente da instituição.

Não há números recentes e oficiais sobre o tamanho do setor de games nacional. O último levantamento da Abragames estima que ele movimentou 87,5 milhões de reais em 2008. É pouco se comparado aos 60 bilhões de dólares movimentados no ano passado em todo o planeta. Mas pelo apetite com que as gigantes de games chegam ao Brasil, o futuro é promissor.

Google enfrenta pressões enquanto China decide sobre licença


O Google pode enfrentar novas pressões sobre seus demais produtos na China, enquanto Pequim decide se renova ou não a licença de operação do serviço de buscas da empresa no maior mercado mundial de Internet.

Em um esforço por manter sua licença na China, o Google anunciou na quarta-feira que deixaria de redirecionar seus usuários no país automaticamente ao seu site não censurado em Hong Kong, em prazo de no máximo 48 horas.

Pequim vem mantendo o silêncio e não revelou se essa solução de compromisso bastará para que permita a presença continuada do Google no lucrativo mercado chinês -o maior do mundo, com cerca de 400 milhões de usuários-, onde a Baidu, uma empresa local, é líder.

"Caso percam sua licença, a tendência estará se movendo em direção desfavorável ao Google e parece provável que também tenham problemas para manter suas demais licenças no país," disse T. R. Harrington, presidente-executivo da Darwin Marketing, uma consultoria sobre pesquisa online.

O Google anunciou inesperadamente em janeiro que poderia deixar o mercado chinês devido a preocupações quanto à censura e depois de sofrer um ataque de hackers que, segundo a empresa, se originou da China.

Agora, o Google também enfrenta o obstáculo de necessitar de uma licença para o seu popular produto Google Maps na China.

A China recentemente impôs novos requerimentos a empresas que desejem fornecer serviços cartográficos online, e anunciou uma lista preliminar de companhias que estariam autorizadas a receber licença para isso.

O Google e seu popular Google Maps não constavam da lista, ainda que uma fonte familiarizada com a situação tenha informado que o pequeno número de empresas aprovadas não representava uma decisão final.

O Google informou que estava examinando o impacto das novas regulamentações sobre seus produtos.

Um total de 23 companhias chinesas, entre as quais a Baidu, receberam aprovação preliminar para operar serviços cartográficos online, de acordo com documento postado no site do Serviço Estatal de Cartografia e Agrimensura chinês.

Privacidade na rede: o Facebook contra-ataca


O Facebook anunciará em breve novas diretrizes para aplicativos do site que acessam os dados dos usuários. Assim, todos esses programas terão que especificar as informações que serão utilizadas, além de solicitar ao usuário autorização para acessar seu perfil.

Um porta-voz da companhia disse ao blog Mashable que a nova política dará aos cadastrados no site “mais controle sobre as informações que estão sendo compartilhadas também com os aplicativos”. Se um usuário estiver usando o Facebook Connect para jogar um game (aplicativo), o programa terá de perguntar ao internauta se ele deseja compartilhar fotos, vídeos, fotos de amigos e aniversários de contatos.

A diretriz havia sido comentada superficialmente em abril, durante o f8, evento organizado pelo Facebook para desenvolvedores. A iniciativa de proteger os dados dos usuários surgiu depois da onda de críticas ao site, que seguidamente alterou sua política de privacidade. As mudanças expuseram mais os dados dos usuários, que reagiram.

No Brasil, redes sociais viram passatempo até das crianças


Sessenta por cento do tempo que brasileiros com idades entre 6 e 14 anos passam na internet são dedicados à navegação por redes sociais, sites de entretenimento e mensagens instantâneas. Os dados foram revelados por estudo da comScore, empresa americana especializada em medição de tráfego web, e se referem ao mês de maio.

As crianças e adolescentes do grupo já representam 11,9% dos usuários da internet no país. São 4,8 milhões dos 40,7 milhões de pessoas que acessam a internet de casa ou do trabalho - o número sobe para 73 milhões, se considerado também o acesso via lan house e faculdades. Apesar de numeroso, o grupo das crianças consome apenas 2% das páginas na rede visitadas no país.

O grupo mais representativa da web brasileira é o formado por usuários que têm entre 15 e 34 anos. Eles respondem por 56% da população brasileira on-line e acessaram 63% das páginas vistas.

Do ponto de vista geográfico, a região Sudeste é a maior consumidora de conteúdo na web, respondendo por 65,8%. Em seguida, vêm as regiões Sul (com 15,2%), Nordeste (11,5%), Centro-oeste (5,8%) e Norte (1,7%).

quarta-feira, 30 de junho de 2010

"Eclipse" bate recorde de estreia em número de salas nos EUA

O mais recente filme da saga "Crepúsculo", "Eclipse", que estreia hoje, bateu recorde de exibição em salas de cinema nos Estados Unidos. As informações são do site "Hollywood Reporter".

"Eclipse" começou a ser exibido em 4.416 cinemas a partir de hoje, número maior do que o anterior, de 4.380 para "Homem de Ferro 2". No Brasil, "Eclipse" estreou em 780 salas, enquanto "Homem de Ferro 2" estava em 610 salas.

Alguns cinemas chegam a ter sessões até às 3h da manhã para atender a demanda de fãs, que já fazem filas para assistir ao filme.

A expectativa é que o filme também bata recorde de bilheteria, já que o anterior, "Lua Nova", gerou US$ 142,8 milhões em seu primeiro final de semana de exibição, se tornando a terceira maior bilheteria da história.

"90 Livros Clássicos para Apressadinhos"


Autor: Henrik Lange, Thomas Wengelewski
Editora: Galera Record
Páginas: 192

Crianças e adolescentes até 14 anos são 12% dos internautas do Brasil

As crianças e adolescentes brasileiros representam 11,9% da população on-line brasileira, ou 4,8 milhões de usuários únicos, em um universo que considera apenas o acesso em casas ou locais de trabalho.

Desse total, 60% deles passam a maior parte do tempo virtual em sites de entretenimento, mensageiros instantâneos e redes sociais, segundo dados divulgados pela empresa de estatísticas comScore nesta quarta-feira (30).

Ainda de acordo com os dados divulgados pela companhia hoje, sites de entretenimento são a preferência desse público: eles representam 25% do tempo passado on-line, seguidos por mensageiros instantâneos (22%) e redes sociais, com 15%.

Isso, de acordo com a comScore, é um indicativo de que atividades amenas e diversão são os condutores predominantes do comportamento on-line de jovens usuários.

Dentre os acessos residenciais ou de locais de trabalho, a audiência entre 6 e 14 anos representa 4,8 milhões de usuários únicos, ou 11,9% do total.

No consumo de conteúdo, usuários de 6 a 14 anos são responsáveis por menos que 2% do total de páginas e minutos durante o mês de maio --algo que é outro indicativo de que esse segmento representa o consumo mais "leve" da rede nesse sentido.

Menino vira "homem-aranha" com aspirador de pó

O estudante britânico Hibiki Kono, 13, ganhou o apelido de menino-aranha por sua última invenção --com dois aspiradores de pó dos mais baratos no mercado ele é capaz de subir pelas paredes. O projeto foi feito na escola, para a aula do professor Angus Gent.

O segredo está nas luvas, que são vedadas e recebem toda a sucção dos aspiradores. Para descolá-las da parede, o menino criou um mecanismo que desfaz o vácuo.

Por questões de segurança, o estudante só pode escalar a pouco mais de um metro de altura, e com um colchão abaixo, mas ele diz que poderia ir até onde a extensão do fio elétrico permitir.

Com o sistema que o estudante criou, ele diz que poderia até andar pelo teto.

A única exigência que o kit-aranha tem é uma superfície lisa, para garantir a sucção das luvas especiais.

Total da população on-line ultrapassa 73 milhões no Brasil

O total de internautas brasileiros ultrapassou 73 milhões no Brasil no mês de maio, quando contabilizados acessos em diversos ambientes, como cibercafés, LAN houses, universidades e telecentros, além de residências e estações de trabalho.

Considerando apenas os dois últimos locais, o número de internautas com seis anos de idade ou mais chega a 40,7 milhões de usuários únicos de internet.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela empresa de estatísticas comScore, em um estudo que se debruça no panorama de acesso à internet no Brasil.

Para efeito de comparação, uma pesquisa divulgada pelo IBOPE aponta que número de usuários ativos apenas no trabalho e em residências chegou a 37,3 milhões em maio de 2010.

No final do ano passado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as LAN houses e residências superam locais de trabalho no acesso à web no Brasil, devido ao aumento de renda.

Segundo o estudo, que é baseado em dados de 2008, os acessos foram feitos, principalmente, de casa (57%), das LAN houses (35,2%) e do trabalho (31%). À época, o estudo da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) indicava que 56 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em mais de um local.

O IBGE estima que o total da população brasileira é 193,1 milhões.

PREDOMINÂNCIA

Baseada no mês de maio deste ano, a comScore também indica que o Sudeste é responsável por 67% do total de usuários de internet, 66% de páginas consumidas na rede e 65% dos minutos passados on-line no país.

Logo em seguida, vem a região Sul, cujos internautas correspondem a 14,2% do total. Nordeste, Centro-Oeste e Norte mantêm 10,7%, 6,1% e 2% dos internautas brasileiros, respectivamente.

Dentre os acessos residenciais ou de locais de trabalho, a audiência entre 6 e 14 anos representa 4,8 milhões de usuários únicos, ou 11,9% do total. Pessoas cuja idade está entre 15 e 34 anos são o público majoritário da rede, com 56,1% da fatia, enquanto aqueles com 35 anos ou mais representam 32,1% dos internautas.

No consumo de conteúdo, usuários de 6 a 14 anos são responsáveis por menos que 2% do total de páginas e minutos durante o mês de maio --algo que, de acordo com a comScore, indica que esse segmento representa o consumo mais "leve" da rede nesse sentido.

Usuários com idade entre 15 e 34 anos consomem a maior proporção de páginas e minutos, com mais de 60% do total de páginas e minutos durante o mês.

Dentro desse grupo, os usuários entre 15 e 24 anos representam os consumidores mais vorazes de internet: são responsáveis por 32,6% do tempo passado na internet de todos os grupos analisados. Em termos de conteúdo, eles também lideram: consomem 32,4% das páginas da web, dentro do total de internautas.

Ingressos do "Woodstock brasileiro" começam a ser vendidos no dia 13

Os ingressos para o SWU Music And Arts Festival, inicialmente anunciado como o "Woodstock brasileiro", vão começar a ser vendidos no dia 13 de julho pela internet.

Pela internet, as vendas começam à meia noite.

Às nove da manhã, quem quiser conferir os shows pode também comprar os ingressos por telefone ou ir a um dos 60 pontos-de-venda --o do Ginásio Ibirapuera abre meia-hora antes.

A organização ainda não divulgou os valores dos ingressos e as formas de pagamento.

Segundo a assessoria de imprensa, essas informações serão divulgados em uma data próxima ao início das vendas.

A lista de pontos-de-venda autorizados está disponível no site do evento.

Estão confirmadas no festival as bandas Pixies, Dave Mathews Band, Linkin Park e Incubus.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Katy Perry desbanca Lady Gaga na lista das mais tocadas do Brasil


"California Gurls", o novo sucesso de Katy Perry, subiu seis posições e assumiu o primeiro lugar na Hot 100 Brasil, a lista de músicas mais tocadas do país. Com isso, Lady Gaga e seu "Alejandro" saíram da liderança e foram parar no terceiro lugar, logo atrás de "Rock That Body", do Black Eyed Peas.

Na semana passada, a nova faixa do Black Eyed Peas foi a segunda mais ouvida no Brasil, seguida de "Só os Loucos Sabem", do Charlie Brown. Jr.

Veja as dez mais tocadas da semana.

1. "California Gurls" (Katy Perry com Snoop Dogg)
2. "Rock That Body" (The Black Eyed Peas)
3. "Alejandro" (Lady Gaga)
4. "Só os Loucos Sabem" (Charlie Brown Jr.)
5. "Só Rezo" (NX Zero)
6. "Tapa na Cara" (Zezé Di Camargo & Luciano)
7. "Baby" (Justin Bieber com Ludacris)
8. "Nothin' On You" (B.o.B com Bruno Mars)
9. "Sinônimo de Amor" (Bruno & Marrone)
10. "Labirinto" (César Menotti & Fabiano)

Windows 8 terá reconhecimento facial e tecnologia 3D, diz site


A Microsoft fez uma apresentação para fabricantes de hardware que revelou algumas características do próximo sistema operacional da companhia.

As informações são do site Business Insider desta segunda-feira (28).

O texto sobre a conferência vazou na internet, eaponta o novo sistema operacional com suporte para reconhecimento facial. Ou seja, o sistema vai reconhecer o usuário --e logá-lo automaticamente.

Outras novidades englobam tempo otimizado de iniciação do sistema operacional e suporte para mídia 3D.

A ideia é a de que o sistema também traga integração com a programação televisiva via conexão wireless.

O display também deve ser melhorado, segundo a apresentação, para que o usuário consiga observar a tela em qualquer tipo de iluminação ambiente.

"Desenvolvedores poderão construir experiências modernas em dispositivos display pela plataforma Windows 8, para experiências como estereoscópio em 3D e TV em wireless", afirmou a companhia.

domingo, 27 de junho de 2010

Com erro histórico a seu favor, Alemanha goleia Inglaterra e avança


Com a "ajuda" de um erro histórico da arbitragem, a Alemanha goleou a Inglaterra por 4 a 1, neste domingo, no Free State, em Bloemfontein, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

A Inglaterra foi prejudicada pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda, que cometeu erro histórico ao não validar um gol de Lampard aos 38min do primeiro tempo, que seria o de empate, quando o jogo estava 2 a 1 para os alemães.

O chute de fora da área do meia inglês bateu no travessão e foi parar dentro do gol. Mas Larrionda mandou o jogo seguir. O árbitro foi muito vaiado por todo o estádio na saída para o intervalo.

No Twitter, internautas ingleses reclamam mais da Fifa do que do juiz

O árbitro uruguaio Jorge Larrionda escapou da fúria dos twiteiros ingleses e alemães depois de ver o gol de Lampard ser anulado ainda no primeiro tempo, quando a Alemanha ganhava por 2 a 1 --. a partida acabou 4 a 1

Um dos assuntos mais citados foi justamente o do presidente da Fifa, Sepp Blatter. Tudo porque a entidade que dirige o futebol mundial se recusa a usar imagens de vídeo para ajudar os juízes durante as partidas.

Enquanto os ingleses xingavam sem parar o dirigente, os alemães apelaram ao humor. Irônico, claro. Muitos agradeceram a Blatter por não ter validado ainda o recurso eletrônico para ajudar os juízes. "Bom trabalho, Blatter. Seu dinheiro será transferido brevemente", escreveu um deles. Já teve quem conseguiu ver que a bola de Lampard não entrou, claramente em uma imagem (bem) modificada do momento do gol.

Entre outros pontos colocados pelos internautas no Twitter, estavam Mick Jagger (que acompanhou o jogo no estádio), Fabio Capello (técnico da Inglaterra), Franck Lampard, e disallowed goal (gol anulado).

Entenda por que o 3D causa desconforto

Dor de cabeça, náusea, fadiga ocular, visão turva, irritação, tontura, vertigem... Você certamente já ouviu falar de alguém que sofreu com algum problema ao assistir a filmes 3D.

Basicamente, esses desconfortos acontecem porque, ao assistirmos a imagens 3D, somos levados a agir de uma maneira a que não estamos acostumados.

Martin Banks, professor de optometria da Universidade da Califórnia em Berkeley, explica o problema em um informativo: "No mundo real, nossos olhos convergem quando olhamos para objetos próximos e divergem quando olhamos para longe. Isso é chamado de vergência. Ao mesmo tempo, nossos olhos focalizam -ou deixam a imagem mais nítida- objetos perto ou longe, e isso é chamado de acomodação. Normalmente, os dois estão firmemente ligados no cérebro, de maneira que nem pensamos nisso. No 3D, a tela fica a uma distância fixa, determinando onde você deve focar. Mas as imagens exibidas nessa tela retratam distâncias diferentes, e isso determina onde seus olhos devem convergir".

Ou seja, seus olhos focalizam a tela (distância fixa), mas convergem ou divergem de acordo com o que é exibido nela (distância móvel).

Esse conflito pode causar desconforto, com intensidade e efeitos que variam conforme o espectador, a imagem e o ambiente.

Entre outras coisas, o estudo de Banks, publicado em março de 2008 no "Journal of Vision", indica que o conflito pode ser minimizado com 1) a colocação dos objetos principais da cena a uma "distância simulada" próxima à distância real da tela (nem muito à frente, nem atrás dela) -uma recomendação para cineastas e produtores-; e 2) o uso de telas posicionadas mais longe do espectador -o que significa que os problemas devem ser mais intensos com televisores do que em salas de cinema.

Milhões de pessoas no mundo têm dificuldade para ver 3D ou simplesmente não são capazes disso. Portadores de estrabismo ou ambliopia, por exemplo, não raro têm dificuldade para perceber a profundidade a partir da diferença de visão entre os olhos e não conseguem ver os efeitos 3D.

Não existe uma solução garantida para todos os problemas, mas tratamentos podem ajudar a conseguir visão tridimensional.

Nos EUA, ganhou fama o caso da neurocientista Sue Barry, que escreveu o livro "Fixing My Gaze" (corrigindo o meu olhar) sobre como, aos 48 anos, ela passou a ver o mundo em três dimensões.

Pessoas que enxergam com apenas um olho, porém, não têm como ver efeitos 3D com as tecnologias de hoje.

Daltônicos, por sua vez, normalmente não têm problemas para ver anáglifos.

Cinema vê 3D como tábua de salvação

Um bando de bonecos bagunceiros fez Hollywood respirar aliviada nesta semana. Afinal, "Toy Story 3" chegou aos cinemas do mundo todo batendo recordes de bilheteria e consagrando o fim da curva descendente de lucros dos estúdios nesse verão no Hemisfério Norte.

Um dos trunfos de "Toy Story 3" é ser em 3D, tecnologia que gerou uma corrida pelo ouro nos estúdios e nas salas de cinema há dois anos.

Isso porque o 3D chega a elevar a arrecadação de bilheteria de um filme em 20%, uma vez que os ingressos são mais caros e as salas atraem mais espectadores.

No Brasil, nos primeiros três dias em cartaz, o filme em 2D faturou R$ 1,8 milhão em 354 salas convencionais; nas 141 salas com projetores 3D, fez R$ 2,7 milhões.

Executivos de estúdios dos EUA ficaram aliviados porque o começo da temporada de filmes de verão foi fraquíssimo. Mas o otimismo voltou a reinar e, em grande parte, graças aos filmes 3D.

Para a analista sênior de cinema da ScreenDigest Charlotte Jones, 2010 será ainda melhor do que 2009 para os estúdios. E os filmes 3D terão papel vital.

"Nós esperamos que a receita dos filmes em 3D mais do que dobre em 2010, só nos Estados Unidos, para US$ 2,5 bilhões. Isso será responsável por mais de 20% do total dos lucros do mercado", disse Jones à Folha.

Em 2009, 15 filmes em 3D foram lançados nos EUA. Para 2010, mais de 25 longas do tipo são esperados. E entre os cinco mais vistos do ano, apenas um é em 2D.

A ScreenDigest prevê que, até o final deste mês, chegue a 12,5 mil o número de salas digitais 3D pelo mundo, incluindo 4.000 nos Estados Unidos. Em comparação, no primeiro semestre de 2009, apenas metade das 3.000 salas digitais no país tinham como exibir 3D.

No Brasil, apenas 144 salas podem exibir esses filmes. Segundo Paulo Sergio Almeida, diretor da empresa de análise de mercado FilmeB, o ano vai terminar com 200 salas do gênero. Os filmes em 3D serão responsáveis por 50% da receita do mercado neste ano, que deverá ter um aumento de 40%, para R$ 1,35 bilhão.

Sheldon vira personagem mais cultuado de "The Big Bang Theory"

Apesar de dizer orgulhosamente que tem um "amplo círculo de 212 amigos no MySpace", o doutor Sheldon Cooper (187 de Q.I.) considera muito estressante ter mais de quatro amizades simultâneas no mundo real.

Antissocial, obsessivo, egoísta e incapaz de entender sarcasmo, o brilhante físico teórico interpretado por Jim Parsons virou a estrela de "The Big Bang Theory".

O gênio disfuncional é o preferido dos fãs na enquete feita no site da CBS, emissora que transmite "The Big Bang Theory" nos EUA.

Parsons, antes desconhecido, foi indicado ao último Emmy como melhor ator de comédia (não venceu).

Até moda o cientista tem ditado: as camisetas que usa, com personagens de quadrinhos, equações ou robozinhos, viraram objeto de adoração e são vendidas na Amazon e em sites que pululam na internet para cultuar Sheldon --dois Ph.Ds, o primeiro aos 16 anos.

"Parsons faz algo raro na TV, tornando o intelectualismo admirável, até heroico", disse Ken Tucker, crítico da "Entertainment Weekly".

Calculadora

Heroico como toda a série, que começou em 2007, sem grande impacto, e hoje é uma lucrativa queridinha da TV norte-americana.

É o quinto seriado mais assistida por adultos que têm entre 18 e 49 anos nos EUA, o primeiro colocado do ranking entre as comédias.

O terceiro ano foi visto por, em média, 14,2 milhões de pessoas, enquanto os capítulos do último ano da badalada "Lost" foram vistos por cerca de 11,6 milhões.

O bom resultado é similar ao de "Two and a Half Men", do mesmo produtor Chuck Lorre e que tem o problemático astro Charlie Sheen.

Se o elenco de "Big Bang" já revelou não ter a aptidão científica dos personagens, mostrou ao menos que é bom de calculadora. Jim Parsons, Johnny Galecki (Leonard) e Kaley Cuoco (Penny) negociam, em conjunto, um aumento de 285% no valor que ganham por episódio. Se acertado, cada um receberá US$ 250 mil por capítulo.

A Warner, produtora e distribuidora, também está lucrando: recentemente, fechou um acordo milionário para o programa ser exibido por mais canais nos EUA.

Com isso, Ken Werner, presidente da divisão que distribui nos EUA as produções da Warner, elevou a série ao mesmo patamar de "Seinfeld" e "Friends".

O programa, que tem quarta temporada prevista para setembro nos EUA, é exibido no Brasil no canal pago Warner com pequeno intervalo.

O SBT tem os direitos para a transmissão, mas não há previsão de estreia.

NA TV
The Big Bang Theory
Maratona da terceira temporada
QUANDO: terça, às 21h, na Warner
CLASSIFICAÇÃO: não informada

Lady Gaga apresenta música inédita em evento beneficente


Na última quinta-feira (24), Lady Gaga apresentou uma música inédita na 12ª edição do "The White Tie and Tiara Ball", projeto beneficente do cantor Elton John.

Ao piano, a performática artista cantou a novíssima "You and I". "É uma nova música que nunca ninguém ouviu antes. Nunca toquei ao vivo antes. E nem a banda", anuncia Gaga.

O novo single tem uma pegada diferente dos trabalhos anteriores da cantora. "É mais rock'n'roll", descreve.

Gaga chegou ao evento vestida de noiva e também dividiu o palco com Elton John naquela noite. Feliz com a participação da artista, o cantor a presenteou com um jogo de chá antigo, o preferido de de sua coleção.

Reality show bate recorde ao mostrar acidente mortal


"Pesca Mortal", que registra os eventos a bordo de embarcações durante temporadas de pesca no Alasca, atingiu o seu pico de audiência com a exibição da última terça-feira, no Discovery Channel, nos EUA.

O episódio ficou em primeiro lugar na TV paga e foi o primeiro dos quatro que vão mostrar o acidente que resultou na morte do capitão Harris, um dos protagonistas do reality.

Previna-se contra spams na Copa do Mundo


Copa do Mundo na África do Sul com vitórias da seleção brasileira. O cenário é perfeito para criminosos virtuais, especializados em distribuir links e e-mails maliciosos pela rede. De acordo com a empresa de segurança Symantec, desde o início dos jogos, mais de 45 tipos de mensagens perigosas foram detectadas.


As ameaças são vírus especialmente criados para atingir empresas brasileiras de vários seguimentos. O principal objetivo é capturar informações pessoais e das próprias companhias. Em seguida, fazer uso dos dados, seja comercializando-os ou realizando, por exemplo, compras na internet. As vítimas do crime, é claro, é que terão que arcar com as despesas.

Uma das ameaças traz os logotipos de empresas patrocinadoras da Copa, uma forma de atrair a atenção do usuário da web e fazê-lo abrir a página. Em alguns casos, arquivos no formato PDF são anexados e, quando abertos, contaminam o PC, que passa a abrigar o programa criminoso.

De acordo com a Symantec, o número de spams relacionados ao assunto cresceu 27% em todo o mundo desde o começo do ano. “A primeira vez em que observamos malwares relacionados à Fifa foi em 2005, quando a África do Sul foi anunciada como país-sede da Copa do Mundo de 2010. No entanto, o volume de mensagens nos últimos meses cresceu significativamente”, afirma Paulo Vendramini, diretor de engenharia de sistemas da empresa para a América Latina.

O consultor de marcas Gabriel Rossi dá sete dicas para que os usuários da internet fiquem atentos e fujam das armadilhas:

1- Nunca responda spams: na maioria das vezes, eles mentem quando prometem retirar o nome do usuário da lista de mensagens caso ele responda o e-mail. O que os remetentes de fato desejam é confirmar se o e-mail do destinatário está ativo

2- Não anuncie seu e-mail: não faça propaganda de seu endereço pessoal em sites de busca, listas de contato, redes sociais ou páginas da web. Eles podem ser usados para gerar receita para os criminosos

3- Use um filtro de spam: embora ainda não funcionem perfeitamente, softwares anti-spam podem ajudar a manter o spam a nível administrável. Verifique com o seu provedor qual é a política de uso a respeito

4- Ignore as correntes de e-mail: nunca encaminhe mensagens sobre doações ou pessoas em situações difíceis. Essas ações, que chegam a usar fotos de crianças, são geralmente falsas e ajudam divulgar seu e-mail

5- Verifique políticas de privacidade: analise cuidadosamente se é conveniente fornecer seu endereço de e-mail ou qualquer outra informação confidencial para uma empresa. Ela pode utilizar a informação para poluir sua caixa postal eletrônica

6- Não informe e-mails de familiares para marcas não confiáveis: companhias sérias, que respeitam o consumidor, usam a internet para construir relacionamentos e transmitir seus atributos da melhor forma possível – e não para bombardear o público com mensagens irrelevantes

7- Cuidado com formulários: ao preencher formulários na web, observe com cuidado para as opções de privacidade que, por padrão, podem autorizar a empresa a enviar boletins informativos ou repassar seu e-email a terceiros.

Mais tecnologia para o seu cotidiano


Tecnologia pode ser um assunto complicado para quem não mantém os olhos grudados nas constantes inovações. Ao olhar ao redor, porém, com facilidade constatamos que ela faz parte das atividades e momentos mais triviais de nossas vidas. E que entender um pouquinho melhor do assunto pode ser de grande ajuda.


Tomemos como exemplo um dos dispositivos mais desejados dos dias de hoje: o iPhone. Além das facilidades que acompanham o telefone celular da Apple, a marca oferece uma cartela de mais de mais de 200 milhões de aplicativos (apps), programinhas que fazem quase de tudo: permitem procurar por um namorado, imitam zunidos de insetos, simulam o funcionamento de lanternas, franqueiam acesso a bancos eletrônicos ou à leitura de livros – e por aí vão. Já foram baixados mais de quatro bilhões de vezes por usuários.

Aprender a selecionar, entre os 200 milhões de aplicativos, quais deles podem de fato ser úteis no dia a dia é uma tarefa dura. Um exemplo: o Soda Red é um app que agrega informações de todas as redes sociais de que o usuário faz parte em uma única tela. Graças a ele, é possível economizar tempo na navegação – o que tem impacto direto na autonomia da bateria do aparelho e, principalmente, na conta do plano de dados do celular.

Descobrir quais são as tecnologias que podem ser úteis ao cotidiano e explicar como elas funcionam é a tarefa do + Tech. E não importa se a investigação vai se debruçar sobre um novo app, a TV 3D, os avanços da web ou a parafernália eletrônica que permite a um veículo estacionar sem que seu motorista tenha sequer que tocar no volante. Onde estiver a tecnologia, estará este blog. De quebra, ele oferecerá informações sobre segurança digital, além de acompanhar, passo a passo, o comportamento da elite que usa e ajuda a construir a constante revolução tecnológica, a “digerati”.