ReBlog

Pages

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Puts que triste ! isso que é amar a profissão - Voluntários passarão 520 dias trancados para simular visita a Marte


Um grupo de seis voluntários foi trancado nesta quinta-feira em uma cápsula sem janelas para simular uma expedição a Marte. A expectativa é de que a equipe, formada por pesquisadores, permaneça isolada por 520 dias - o equivalente a quase um ano e meio.

O experimento Marte-500, que acontece em Moscou, na Rússia, tem como objetivo estudar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário. Ele simula uma viagem de 250 dias a Marte, com 30 dias de explorações na superfície e outros 240 dias de viagem de volta.

Participam da simulação Igor Ushakov, diretor do Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia , os russos Alexey Sitev, Sukhrob Kamolov e Alexandr Smoleevskiy, o ítalo-colombiano Diego Urbina, o francês Romain Charles e o chinês Wang Yue. Eles compartilham uma cápsula de pouco mais de cinco meses os 550 metros cúbicos.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram em 2004 o ambicioso projeto. Colaboram também China e Estados Unidos, além de outros países. Em novembro de 2007, foi realizado um primeiro experimento preparatório, em que os voluntários permaneceram isolados durante duas semanas. Em julho do ano passado, foi feita a simulação de um voo ao Planeta Vermelho de 105 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário