ReBlog

Pages

sexta-feira, 11 de junho de 2010

#tenso, Conflito na Caxemira envolve ameaça nuclear

Região é disputada por Índia e Paquistão desde 1947, mas só ganhou atenção internacional a partir de 1998, quando os dois países construíram bombas atômicas....


A disputa entre Paquistão e Índia pela Caxemira ganhou visibilidade global a partir de 1998, quando os dois países construíram bombas atômicas. Mas o conflito começou 50 anos antes.

Ele é resultado da partilha do território após a retirada dos britânicos, em 1947. A Índia abrigaria a maioria hindu, e o Paquistão, a muçulmana. Mas o antigo reino da Caxemira, majoritariamente muçulmano, ficou sob controle indiano. No mesmo ano, instaurou-se o conflito.

A Caxemira fica ao norte dos dois países e faz fronteira com a China. Atualmente, dois terços pertencem à Índia, um terço aos paquistaneses e uma pequena parcela foi repassada aos chineses pelo Paquistão.

A região, montanhosa, abriga pouco mais de 7 milhões de habitantes em seus 200 mil km² - área menor que a do Estado de Rondônia. Dois terços dos moradores são muçulmanos.
Além de passar por três conflitos declarados - em 1947, 1965 e 1971 – a população vive ainda hoje assustada por conta de ações terroristas de milícias. Os dois estados se acusam de financiar os agressores e os reprimem com violência, apesar de terem assinado cessar-fogo em 2003.
Leia mais notícias sobre o conflito na Caxemira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário