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domingo, 20 de junho de 2010

Conheça o brasileiro que criou o videogame que se joga sem joystick


Kinect, desenvolvido por Alex Kipman, tinha o nome da cidade de Natal.
Acessório utiliza movimentos do corpo e reconhece voz de jogador.

Uma das tecnologias de maior destaque da Electronic Entertainment Expo (E3) 2010 foi criada por um brasileiro. O Kinect, acessório do console Xbox 360 capaz de captar os movimentos dos jogadores e que dispensa o uso de qualquer joystick, é o mais famoso “filho” do engenheiro Alex Kipman.
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Curitibano, ele vive há 14 anos nos EUA, o que não evitou que ele homenageasse uma de suas cidades prediletas ao dar o nome provisório para o produto que depois iria se transformar no Kinect: Projeto Natal.
Na Microsoft, Kipman é diretor de incubação de projetos da divisão Xbox coordenando pesquisas que buscam trazer novas tecnologias para o console. Ele também ajuda a desenvolver o produto que será o sucessor do Xbox 360 – e que, segundo as previsões mais otimistas, deve chegar ao mercado apenas em 2013.
Na semana da apresentação oficial do Kinect nos EUA, Kipman concedeu entrevista ao G1 e ao programa Fantástico, da TV Globo, que vai ao ar neste domingo (20). Veja a íntegra da conversa no vídeo acima.
Com o Kinect, conta Kipman. a intenção era levar ao jogador uma experiência mais natural de jogar videogame, dispensando o uso de um controle físico e, dessa forma, atraindo o interesse de mais pessoas para os games.
saiba mais.
É um avanço em relação ao Nintendo Wii, considerado revolucionário quando foi lançado em 2006.O videogame criado pela empresa japonesa também utiliza movimentos como comandos, mas não elimina o joystick.
Diferentemente das câmeras convencionais dos consoles e dos PCs, o Kinect utiliza uma tecnologia que consegue mapear o jogador em três dimensões. Assim, o sistema consegue saber onde estão braços, pernas e cabeça do jogador, interpretando os movimentos. Em games de corrida, o jogador só precisa levantar os braços, fazendo de conta que está segurando um volante, para conseguir pilotar um veículo; em jogos de dança, é necessário realizar os mesmos movimentos que aparecem na tela.
Além dos movimentos, o Kinect reconhece comandos de voz. No jogo “Kinectimals”, cujo objetivo é interagir com alguns bichinhos virtuais, o jogador utiliza as mãos para fazer carinho e brincar com o animalzinho. Além disso, é possível dar comandos de voz como, por exemplo, chamar o bichinho pelo nome para que ele chegue mais perto da tela ou dar algumas ordens para que ele pule.
Os jogadores também poderão comandar o console Xbox 360 com a voz. Falando, será possível iniciar e parar a reprodução de filmes e usar alguns dos aplicativos do videogame, como Twitter e Facebook. A Microsoft Brasil confirmou que o Kinect aceitará comandos em português quando o acessório for lançado no país no final de novembro.
Nos EUA, o acessório será lançado no dia 4 de novembro nos Estados Unidos. Até lá, Alex Kipman, que diz não conseguir descrever a sensação de felicidade ao ver as pessoas se divertindo com sua invenção, ficará ajustando os últimos detalhes do aparelho.

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